segunda-feira, 27 de outubro de 2008

resumo do cap: 27

A poluição do ar: efeito estufa e destruição da camada de ozônio

O efeito estufa, como um fenômeno natural, é responsável pela existência da vida na terra. A retenção do calor do sol é feita por partículas sólidas, vaporde água, dióxido de carbono e óxidos de azoto e metano, principalmente.
A queima de combustíveis fósseis, e por indústrias e veículos automotivos, foi o principal fator do aumento do CO2 na atmosfera.
Para conscientizar os países poluidores da necessidade de reduzir a emissão de CO2, várias reuniões e conferências têm sido realizadas.

A destruição da camada de ozônio

A interferência da poluição do ar, em escala global, é a destruição da camada de ozônio. O ozônio, como poluente do ar, pode ser extremamente tóxico e perigoso.
O "buraco" na camada de ozônio é maior na Antártica. Isso pode ser explicado pelas baixíssimas temperaturas dos pólos e pela pequena movimentação dos ventos nessa região.

O combate à poluição atmosférica

A redução da poluição atmosférica tem sido motivo de preocupação da maior parte dos países. Apesar dos esforços e da legislação criada para esse fim, a tarefa nao é fácil. Requer altos investimentos e uma efetiva participação da população.

AGENDA 21

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.

Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado pela OMF, internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento. Abriu-se o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em nível global, nacional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizatório.

As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.



11 comentários:

  1. A etapa de construção foi realizada.
    Falta criar fórum com 2 tópicos(perguntas) para serem respondidos pelos grupos visitantes e uma enquete.
    prazo máximo de postagem dos fóruns até 16/11/08 - última data
    postar convite e comentário sobre o SARAU GEOGRÁFICO DO DIA 18/11.
    AVALIAÇÃO DAS OFICINAS DIA 17/11/08

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de conhecer um pouco mais cada uma das integrantes do blog. É uma otima oportunidade para postar assuntos, ou coisas que chamam a atenção de vocês: músicas, grupos musicais, culinária, moda, notícias, time, livros, filmes,
    lugares, sonhos, poesias, frases....

    ResponderExcluir
  3. Veja fotos dos alunos e projetos no:
    http://adinovirtual.ning.com/profile/MariadoCarmoCarneiroGrubert

    ResponderExcluir
  4. A redução da poluição atmosférica tem sido motivo de preocupação da maior parte dos países. Apesar dos esforços e da legislação criada para esse fim, a tarefa nao é fácil. Requer altos investimentos e uma efetiva participação da população.
    O texto acima tem algo em comum com a AGENDA21 ?
    CONTEÚDO DA BIMESTRAL: CAP 21 A 28 + AGENDA21

    ResponderExcluir
  5. é da hora só que é grande

    ResponderExcluir
  6. num entendi nada mas wleu mesmo assim....

    ResponderExcluir
  7. Oh a pessoa pesquisa uma coisa e aparece outra afffs nada a ver com o que eu queria

    ResponderExcluir
  8. trabalho sobre a poluição do ar !!!
    boa matéria!!!

    ResponderExcluir